Meio Ambiente

Introdução

A TAM MRO preza pela preservação ambiental em todas as suas atividades, buscando prevenir ou diminuir os impactos ambientais, identificar os aspectos ambientais, garantir o atendimento à legislação ambiental, estabelecer e acompanhar objetivos e metas ambientais através de indicadores e conscientizar todos os funcionários e terceiros.
O Sistema de Gestão Ambiental implantado na MRO é baseado na norma NBR ISO 14.001:2004.

Política

A TAM MRO, unidade de negócio voltada às atividades de manutenção, reparo e revisão de aeronaves e componentes aeronáuticos, está comprometida com a segurança do trabalho, saúde, proteção ao meio ambiente, qualificação e valorização de seus profissionais.

    A Liderança da TAM MRO e seus profissionais, próprios e subcontratados, estão comprometidos e são incentivados a:
  • • Atender às necessidades e expectativas de nossos clientes;
  • • Atuar com ética e de acordo com as leis, normas, regulamentos internos e externos e outros requisitos aplicáveis às operações e aos aspectos ambientais;
  • • Utilizar, de forma sustentável, eficiente e com segurança, as tecnologias e boas-práticas aplicadas nas operações, ampliando o nosso compromisso de sermos uma empresa responsável com o meio ambiente, com a vida e a segurança de todas as partes afetadas pelas nossas operações;
  • • Assegurar a melhoria contínua dos nossos processos, treinamento e ações educacionais de modo a reforçar a prevenção da poluição com enfoque principal no gerenciamento de resíduos, efluentes líquidos e recursos naturais e a prevenção de acidentes do trabalho em nossas operações;
  • • Assegurar que todos os acidentes e incidentes ambientais e do trabalho serão relatados e investigados;

Todos os profissionais devem ter uma atitude facilitadora para com as partes interessadas quanto à divulgação das questões de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, atuando de forma preventiva, gerenciando os riscos e reduzindo ou eliminando as causas e os impactos dos desvios, e exercendo uma liderança responsável.

Objetivos e metas

A TAM MRO estabelece anualmente objetivos e metas para seus principais aspectos ambientais identificados e, através desses objetivos, busca contribuir com a prevenção da poluição e a melhoria contínua de nossas operações.

Aspectos Ambientais e
Controles Operacionais

Todos os efluentes industriais gerados na TAM MRO são tratados em nossa Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), analisados e posteriormente descartados no rio, seguindo os padrões de qualidade exigidos pelas legislações.
Monitoramos possíveis contaminações das águas superficiais e subterrâneas em toda a propriedade da TAM MRO.
Na TAM MRO praticamos a coleta seletiva, objetivando a diminuição de resíduos que destinamos para aterros sanitários. Os resíduos perigosos são armazenados corretamente em nossa central de resíduos e posteriormente enviados para empresas qualificadas, que tratam cada resíduo de acordo com sua especificidade. Todo processo é feito com autorização do órgão ambiental.
Em nossa propriedade, 4.002.279,41 m2, possuímos 12 reservas florestais e 4 Áreas de Proteção Permanente (APP). Todas essas áreas são monitoradas com o objetivo de preservação.